sábado, 5 de junho de 2010


Chinchila é um bom animal para ter em casa, manso, limpo e carinhoso. No entanto, necessita de alguns cuidados especiais.O espaço onde a Chinchila vai habitar deve ser arejado e limpo todos os dias. Quanto mais simples for a caixa, melhor. Não precisa, nem deve, ter paninhos nem palhas. O fundo pode ter areão semelhante ao dos gatos, ou aparas de madeira pequenas. As Chinchilas lidam muito mal com o calor, pelo que, sempre que a temperatura ambiente suba acima dos 26/28º, é necessário encontrar um local mais fresco onde colocar o animal.Deve haver sempre água limpa em abundância para a Chinchila beber, de preferência em bebedouro com esfera rotativa.

Banho: Para garantir que o pêlo fique bonito e para evitar fungos, coloque para elas a banheira com carbonato de cálcio uma vez por dia, ou no mínimo três vezes por semana, por um período de 10 minutos aproximadamente. O carbonato de cálcio não pode ser substituído por outros produtos como talco, areia, farinha, ou coisas produtos do gênero.

Pode deixar a sua Chinchila dar uns passeios à solta pela casa, mas vigie-a sempre, pois como roedor que é, vai aproveitar para “provar” os fios eléctricos e os móveis.Evite que este passeio se dê na presença de gatos ou cães, que vão tentar atacá-la, quanto mais não seja pela sua curiosidade natural.Como todos os roedores, necessita de um tronco de madeira bem rija e resistente, onde possa afiar os dentes, que pode adquirir numa loja de animais para esse fim.

As chinchilas têm um sistema digestivo bastante sensível devendo a sua alimentação ser bastante equilibrada. As chinchilas comem uma ração própria. Não se deve dar ração de coelho ou para hamster. Elas não podem comer sementes de girassol. Fora a ração própria, deve-se dar alfafa em cubo e em rama (alternando os dias) e suplemento alimentar. Dentre os petiscos é recomendado dar apenas maça desidratada e uva passas. As chinchilas não devem ser alimentadas em excesso, pois isso pode acarretar problemas intestinais. As chinchilas são animais bastante resistentes as doenças, no entanto, convém serem examinadas periodicamente. A maior parte das doenças provém da falta de higiene. O tempo médio de vida da Chinchila vai de 10 a 15 anos, sendo que há registro de chinchilas que já chegaram a 22 anos.

Nenhum comentário: